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Em 2015, as obras do Rodoanel norte funcionavam a todo vapor, mas ficaram paralisadas por seis anos após a rescisão do contrato
Em 2015, as obras do Rodoanel norte funcionavam a todo vapor, mas ficaram paralisadas por seis anos após a rescisão do contrato| Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Após quase seis anos de paralisação, as obras do trecho norte do Rodoanel Mario Covas (SP-021) foram retomadas em Arujá (SP). A Via Appia, concessionária que venceu o leilão realizado em março de 2023, é a responsável pelo trecho de 44 quilômetros que encerrará o anel viário de 176 quilômetros de extensão.

“Com seis meses de antecedência em relação ao prazo contratual da Via Appia e investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, as obras devem gerar mais de 10 mil empregos até a conclusão”, disse o governo do estado de São Paulo.

O Rodoanel é uma importante via que circula a região metropolitana de São Paulo, de maneira que os veículos não precisam entrar na capital paulista para o trajeto, desafogando assim o trânsito principalmente de caminhões na Marginal Tietê e na Marginal Pinheiros. A expectativa do governo estadual é que a via tirará 30 mil caminhões e 54 mil automóveis da Marginal Tietê.

O primeiro trecho, o Rodoanel oeste, foi inaugurado em dezembro de 2001. Já o trecho norte, o último a ser concluído, vai ligar a rodovia dos Bandeirantes, na capital paulista, à rodovia Presidente Dutra, em Arujá, passando por Guarulhos. A expectativa é que a infraestrutura viária e logística tanto na grande São Paulo quanto ao porto de Santos será melhorada.

As obras do Rodoanel norte foram divididas em dois trechos: o primeiro entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, que deverá ser entregue em setembro de 2025; e o segundo da Fernão Dias à avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital, até setembro de 2026, ainda na gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na etapa atual, estão em desenvolvimento limpeza da faixa de domínio, terraplanagem e abertura de acessos, além de construção e complementação de quatro viadutos que interligam a rodovia Presidente Dutra com o início do trecho norte do Rodoanel. Também está prevista a construção de sete túneis.

Gerido pela Starboard Asset, o fundo Via Appia que venceu o leilão terá a concessão por 31 anos. De acordo com publicação do jornal O Globo, o BTG Pactual comunicou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que tem interesse em adquirir a cota correspondente a 5% do fundo. “Para o BTG Pactual Holding, a operação (…) representa uma oportunidade de maximizar o retorno de valores por meio de um investimento em um fundo que investe em empresas no segmento de concessões de rodovias”, disseram os advogados no documento ao Cade.

Conexão com o aeroporto de Guarulhos é aposta para melhorar acesso

Apesar de ser uma reivindicação antiga e fundamental para a logística de mercadorias que são transportadas para todo o país, a conexão do Rodoanel norte com o Aeroporto Internacional de Guarulhos não fez parte do contrato de concessão da Via Appia.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) afirmou que essa conexão será feita por meio de um termo aditivo entre o governo e a concessionária. A obra, que prevê uma ligação exclusiva de 3,6 quilômetros, entre o Rodoanel e a região aeroportuária, é a principal aposta para reduzir a dificuldade de acesso ao maior aeroporto do país.

Obras foram paralisadas após a operação Lava Jato

A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), empresa controlada pelo governo de São Paulo, era responsável pelas obras do Rodoanel norte e decidiu rescindir os contratos com as construtoras OAS e Mendes Júnior em dezembro de 2018.

O motivo citado pela estatal foi o abandono das obras pelas duas empresas, ambas na época sob investigação da operação Lava Jato de São Paulo, devido a alegações de fraude e superfaturamento em obras públicas.

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